Engate de reboque tem ligação elétrica. Lembre-se disso!
Diversos clientes compram engate de reboque pensando em usar para rebocar e outros buscam proteção da traseira do veículo, mas muitos acabam esquecendo de um detalhe importante: o acessório precisa também da parte elétrica. Sim! É fundamental instalar corretamente a conexão elétrica para que tudo funcione perfeitamente bem no veículo e no reboque, e também para cumprir a legislação. Afinal, descumprir a lei vai resultar em cinco pontos na carteira de habilitação e multa. A Resolução 937/2022 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran regulamenta a instalação e o uso desse acessório.
Mas a novidade que temos para contar é que hoje tudo mudou. Antigamente, era simples fazer a interface de ligação do engate de reboque com a parte elétrica do veículo. Sabe por quê? Porque os carros eram mais simples, um fio levava a energia para trás e, quando ligava a luz do freio do carro, ligava também a luz do engate de reboque. O mesmo acontecia com todas as sinalizações que derivam do carro: meia-luz, pisca, pisca-alerta, ré… Era um processo bem simples.
Com o passar do tempo, os carros ficaram mais modernos, ganharam muita tecnologia embarcada e a elétrica passou a ser eletrônica. Hoje não é um fio elétrico que faz acender a sinaleira, é um sinal digital que informa a sinaleira traseira do carro que tem que ligar, principalmente nos modelos com LED, que não têm um circuito elétrico puro e recebem sinais de comunicação.
Kit elétrico oferece solução completa
Pensando em oferecer uma solução completa e evitar “gambiarras” ou adaptações que irão trazer dores de cabeça ao consumidor, a Keko lançou recentemente um kit elétrico para o engate de reboque. Esse kit traz um módulo de controle, que nada mais é do que um equipamento (um circuito microprocessado) que recebe os sinais eletrônicos e transforma-os em elétricos novamente, levando energia para o reboque.
“Se a instalação da parte elétrica do engate for feita da maneira tradicional como acontecia até alguns anos atrás, com um fio que levava energia para a carretinha, o painel do carro ficaria como uma árvore de Natal com várias luzes piscando, alertando para sobrecarga ou algo errado com a parte elétrica. Por isso, a Keko desenvolveu esse kit, que é um conversor de digital para analógico, digamos assim, e que possibilita fazer essa derivação para o reboque ou carretinha, protegendo ainda o veículo de qualquer problema elétrico do reboque”, explica Maicon Boschetti, gerente de Inovação da Keko.
O kit elétrico é composto pelo módulo, conectores e por um chicote de padrão automotivo responsável por fazer a conexão até a tomada do engate sem cortar nenhum dos cabos originais do veículo. Uma dúvida dos consumidores: esse kit vem junto com o engate? Não, ele é vendido separadamente, mas é importante já providenciá-lo quando pensar em instalar o acessório na traseira do veículo.
Leia também: Top 10 picapes mais vendidas no Brasil! Confira a lista
E um detalhe importante: a Keko se preocupou em criar um produto com o mesmo padrão de qualidade dos engates da marca e, principalmente, que não interferisse em cortes do fio do carro, a fim de preservar a garantia de fábrica.
Diferenciais do kit elétrico da Keko
Além de fazer todas as conexões elétricas entre o carro e o reboque com segurança, o kit elétrico desenvolvido pela Keko oferece outras vantagens. Confira algumas delas!
E um alerta: mesmo para quem não utiliza ou jamais vai usar o engate para rebocagem, é importante providenciar a instalação elétrica. A legislação exige que todos os engates instalados nos veículos tenham a ligação elétrica. Então não esqueça desse detalhe fundamental e escolha uma solução segura e completa como a oferecida pela Keko.