Práticas da Keko unem o ambiental e o social para cuidar do planeta e das pessoas
Investir em práticas voltadas para a preservação do planeta e a responsabilidade com a sociedade é uma postura de governança adotada por empresas ESG como a Keko. Uma dessas iniciativas com foco na sustentabilidade e no cuidado com o planeta é a adoção de uma composteira interna. A Keko possui uma na fábrica, que foi confeccionada internamente com uma caixa de inox reutilizada.
Você sabe o que é uma composteira?
Uma composteira é uma solução sustentável, simples e barata que pode ser feita até mesmo em casa para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha – esse lixo normalmente representa a metade dos resíduos gerados pelas residências.
No caso da Keko, os resíduos de alimentos do restaurante da empresa, como cascas de verduras, casca de ovo e borra de café, são colocados dentro de baldes e depois depositados na composteira. Junto com serragem e sob a ação das minhocas californianas, específicas para o trabalho de compostagem, esses resíduos orgânicos são transformados em húmus (terra preta) e chorume, que é um biofertilizante natural e ótimo nutriente para hortas e jardins.
Esses adubos naturais são utilizados nas árvores e plantas do parque fabril da Keko e também doados aos funcionários que têm interesse em levar para suas casas. O projeto da composteira da Keko é tão bacana que ficou em terceiro lugar no concurso de sustentabilidade da Toyota no ano de 2022.
Outra boa prática sustentável muito importante adotada pela Keko é o que se chama de Aterro Zero. Desde agosto de 2023, a empresa não manda mais nenhum resíduo industrial para aterros industriais, alcançando a meta de aterro zero. Os resíduos da produção ganharam destinos mais sustentáveis e adequados, sendo encaminhados principalmente para reciclagem, coprocessamento e logística reversa.
E da porta para fora da empresa?
Além de boas práticas internas, no processo fabril e junto aos funcionários, como a composteira e o aterro zero dos resíduos industriais, a Keko estuda a formatação de alguns projetos para levar a cultura ambiental e a conscientização do cuidado com o planeta e com as pessoas para fora da empresa. Hoje, a Keko já atua com a logística reversa de embalagens, mas quer ir muito além. Está no radar estruturar um programa junto à rede de parceiros lojistas para o descarte correto dos produtos após a sua vida útil.
Outra ação que está no planejamento é criar um projeto para chamar as escolas até a empresa para conhecerem como funciona a compostagem, ou ir até elas. “Na Semana do Meio Ambiente de 2023, fizemos uma minicomposteira de vidro para mostrar aos funcionários como ocorre esse processo, as camadas desde quando o resíduo orgânico começa a degradar até o líquido que se forma no fundo. Por que não levar algo assim para as escolas da nossa comunidade ou trazê-las até a Keko para conhecerem uma composteira? É algo simples e sustentável que os alunos podem fazer em casa, inclusive podemos doar as minhocas porque elas se reproduzem muito rápido”, afirma Mari Ana Chagas Santos, analista de Meio Ambiente da Keko.