1. Home
  2. /
  3. Mundo Keko
  4. /
  5. A Keko te convida a fazer o seu caminho

Escrito por KEKO

Keko, faça o seu caminho.” É assim que você irá ver e ouvir falar da Keko a partir de agora. Nosso novo posicionamento nasce para que você possa mostrar a sua personalidade para um mundo que tenta padronizar trajetos e manter a conformidade. Para inspirar você a desbravar novos horizontes e a escolher o seu caminho e a jornada que quer percorrer – com a essência de ser quem você é. Porque acreditamos que cada pessoa tem um trajeto único e queremos estar ao seu lado quando você escolher o seu.

O conceito “Faça o seu caminho” dá voz a um movimento que busca resgatar o estilo de vida de cada um e a liberdade de ser quem somos, movimento que a Keko sempre protagonizou e liderou. Somos uma marca para quem quer se expressar e não seguir os padrões. Inspiramos as pessoas a escolherem seus próprios rumos, com produtos que combinam inovação, design, funcionalidade e performance. Somos parceiros de quem quer fazer sua jornada e seu caminho.

A nossa marca é muito maior do que os produtos que entregamos. “A Keko carrega em seu DNA um espírito desbravador e corajoso. Nada mais natural do que convidar nossos clientes a embarcar conosco em novas descobertas”, destaca Liliam Scheer Mantovani, gerente de marketing da empresa.

É esse convite que estamos fazendo a você e a quem se identifica com a Keko. A partir de agora, você irá acompanhar o nosso posicionamento traduzido em uma linha de comunicação que mostra uma marca aspiracional e emocional, que se conecta com as pessoas e representa estilo de vida. Nosso propósito é despertar um orgulho genuíno e um sentimento de liberdade de escolha para quem vive a aventura em qualquer lugar.

Mas por que mudamos o posicionamento?

Vamos te contar um pouco dessa história e do caminho que percorremos para chegar até aqui.

A Keko nasceu, em 1986, como Incopema Indústria e Comércio de Peças Mantovani. Logo depois da fundação ela entendeu que precisava ter uma marca e foi aí que surgiu Keko, expressa em um desenho de maneira bastante empírica. Em seguida foi incorporado Acessórios à marca e assim “Keko Acessórios” caminhou bem até os anos 2000, quando um estudo de branding trouxe o posicionamento “Paixão pela Aventura”.

Neste momento, a marca saiu do produto e começou a trabalhar com conceituação, com aspiração, com estilo de vida. E “Paixão pela Aventura” fazia muito sentido porque a Keko tinha em seu portfólio produtos que entregavam a aventura, o off-road. Mas com o tempo o mercado foi mudando. Esse mix de produtos ficou muito artesanal para uma indústria que se atualizou e ficou automatizada. Esses produtos, então, saíram de linha. Ao mesmo tempo, o mercado evoluía e os carros foram ficando mais urbanos. Foi aí que a empresa entendeu que “Paixão pela Aventura” não se encaixava mais com o negócio. A Keko sempre teve muita preocupação em alinhar a comunicação com o negócio e conectá-la com as entregas e os seus princípios.

Por volta de 2010 os veículos estavam mais urbanos, e os acessórios também seguiram essa tendência ganhando apelo visual e mais estético. Eles personalizavam e davam um “estilo off-road” para o carro – mesmo que ele nunca cruzasse o barro. Assim surgiu o conceito “Seu carro, sua personalidade” que a Keko utilizou durante uma década.

A partir de 2020 as picapes voltaram com força total e com toda a funcionalidade e necessidade para uso urbano. Foi, então, que a Keko percebeu que não entregava mais só personalização, mas também muita funcionalidade no seu mix, principalmente com a chegada dos produtos elétricos. Mas a paixão pela aventura nunca deixou a marca. A Keko sempre teve o pezinho na aventura, no estilo de vida, que não necessariamente é estar no barro, mas é pegar uma estrada, ter um final de semana diferente. E o carro acompanha essas aventuras, assim como o acessório.

Foi aí que a empresa entendeu que era o momento de atualizar novamente o posicionamento, para alinhar a comunicação e o conceito com a entrega. Um reestudo de branding mostrou que a Keko não deveria abandonar a personalidade, porque ela ainda permanece no escopo do negócio, mas essa personalidade ganhou uma nova visão: saiu da personalização e da customização do veículo para assumir a personalidade e o poder de escolha de fazer o próprio caminho. Assim veio “Faça o seu caminho”.

“Esse posicionamento abre novas possibilidades para trabalhar a comunicação e aproxima a empresa ainda mais do seu público. Ele expande os horizontes e o negócio. Saímos do carro e ampliamos para a vida das pessoas, para o lifestyle. E isso nos permite, inclusive, diversificar o mix de produtos para outros nichos. Porque quando estamos falando de trilhar um caminho podemos produzir qualquer coisa que ajude a pessoa a trilhar esse caminho”, afirma a gerente de marketing.

Então, prepare-se para uma marca mais aspiracional e inspiracional, com uma comunicação construída com histórias e narrativas cheias de emotividade e de vida. Crie o seu caminho! A Keko está ao seu lado.