fbpx

Confira as novidades do SEMA Show 2023

Você já ouviu falar no SEMA SHOW? Trata-se nada menos do que a maior feira de acessórios e equipamentos automotivos do mundo promovida pela Specialty Equipment Market Association, associação que reúne as principais empresas do setor. Dá para dizer que o SEMA SHOW é simplesmente o maior evento de carros customizados do mundo, com acesso exclusivo a profissionais da indústria automotiva. Realizada anualmente, neste ano a feira aconteceu de 31 de outubro a 3 de novembro, no Las Vegas Convention Center, que fica em Nevada, nos Estados Unidos. 

A Keko esteve presente nesse importante evento expondo seus produtos e novidades no estande 56147, na seção West Hall, dedicada aos acessórios. Nossa equipe circulou bastante por toda a feira e garimpou as principais novidades, tendências e impressões. Trazemos tudo com exclusividade e em primeira mão para você.

Esse foi, com certeza, o maior SEMA SHOW já realizado, tanto em espaço físico quanto em número de expositores. No entanto, nossa percepção é de que a edição deste ano contou com menos público circulando pela feira e também por Las Vegas – o que pode ser sinal da recessão econômica que os Estados Unidos estão enfrentando atualmente. Embora a feira atraia gente de vários países, os americanos são ainda o público mais representativo.

A participação das montadoras também foi mais tímida neste ano. Algumas deixaram de ir e as que foram (Nissan, Ford, Toyota, Lexus) se apresentaram em estandes mais simples e sem grandes novidades. A Ford, por exemplo, sempre exibia um superestande e desta vez estava com um espaço voltado à performance; a Toyota ocupou o lugar gigante da Ford, mas colocou as marcas Toyota e Lexus juntas; e a própria Stellantis, que tinha local reservado e estava no mapa da feira, acabou decidindo não participar de última hora e seu espaço ficou sem expositores.

Falando sobre os acessórios, que estavam concentrados na divisão chamada de West Hall, onde fica a parte de acessorização para jipes, picapes e afins, também não encontramos grandes novidades neste ano. Mas percebemos um aumento de foco expressivo nos acessórios de lifestyle e camping, voltados à aventura e a um estilo de vida mais conectado com a natureza. Em contrapartida, a feira não trouxe novidades impactantes na área de acessórios mais tradicionais como santantônio e outros.

 

Os queridinhos da feira

Repetindo a última edição, o “queridinho” do SEMA SHOW 2023 foi o Bronco da Ford. Mas não o Bronco que temos no Brasil, que é a versão menor chamada Bronco Sport. No mercado norte-americano existe a versão maior chamada Bronco, que é mais robusta, modular e mais personalizável, com uma aplicabilidade um pouco diferente da versão encontrada por aqui. Esse veículo ganhou, na feira, uma variada linha de acessórios e ampla customização para levantar, colocar roda maior, mexer em suspensão e no visual, etc. Afinal, sabemos que os americanos adoram mexer no carro inteiro! 

E o segundo “queridinho” (mas não menos importante) que ganhou bastante destaque no evento foi a nova Tundra, lançamento da Toyota. A Tundra é uma picape grande que concorre com a Dodge Ram, F150, Silverado e outras grandes – que representam o principal mercado de picapes norte-americano.

Tecnologia e Inovação

Na parte de tecnologia, inovação e eletrônicos o SEMA SHOW 2023 foi palco para o início da utilização de Inteligência Artificial (IA) nos acessórios e itens de personalização, principalmente em processamento de imagens de câmeras internas e externas, monitoramento, sensorização de movimento e processamento de dados. A feira trouxe soluções com aplicação de tecnologias como IA, conectividade e Internet das Coisas (IoT). Por exemplo: antes uma câmera era só uma câmera, ligava e ficava gravando; agora é possível usar o reconhecimento fácil para ligar a câmera, o veículo e mandar uma mensagem para a Alexa informando, por exemplo, que o filho saiu em determinado horário de carro. A tecnologia cruza dados com o GPS para saber a velocidade que ele está andando, onde ele está… Ou seja, há o cruzamento de várias informações de geolocalização com reconhecimento facial integrado, interatividade com a Alexa e conectividade com o sensor de aceleração do carro para saber se ele acelerou muito, se freou, o modo de condução, se ocorreu roubo, furto, entre outros. Legal, né?

Outro destaque que vem despontando a cada edição é a proteção de pintura e cuidados com o veículo, como, por exemplo, químicos de aplicação com nanotecnologias para proteção da pintura e os filmes de proteção externa. Nota-se a participação crescente de empresas focadas no PPF, que é uma película protetiva da pintura parecida com envelopamento, com opções coloridas, com texturas e também transparentes para simplesmente proteger o veículo.

No estande da Keko

A Keko fez bonito no SEMA SHOW 2023. Exibimos em nosso estande uma Ford F150 Raptor na cor laranja e uma Ford Maverick híbrida. Na F150 instalamos a capota rígida automática, os estribos modulares My Road (mais aventura) e My Trip (mais urbano) e o kit de vedação da tampa traseira. Já a Maverick foi equipada com estribos My Road, santantônio K1 e capota de lona GRX PRO Black. A nossa vedete junto ao público foi, sem dúvida, a capota rígida automática. Por ser um produto bastante diferenciado e exclusivo, esse acessório chamou a atenção e despertou interesse de distribuidores, lojistas e até mesmo de montadoras.

Já atuamos no mercado dos USA há cerca de dois anos com a Keko Automotive e o nosso principal objetivo é solidificar a nossa presença e ampliar os negócios dentro do mercado norte-americano e do Canadá. Por isso, fazemos questão de estar presentes no SEMA SHOW, onde esse mercado se encontra e se conecta. E neste ano podemos dizer que os resultados foram bastante satisfatórios. Fizemos muitos contatos estratégicos, recebemos importantes visitas no nosso estande, promovemos a nossa marca, anunciamos a ampliação do nosso portfólio já para 2024, nos aproximamos de plataformas de e-commerce dos USA e até montadoras nos procuraram interessadas nos nossos produtos e em desenvolver parcerias. Que bom, né?! Que venham as oportunidades, os negócios e mais novidades e inovações!

Se Inscreva