Desde 2021, a Keko vem superando os resultados planejados. Somente no último ano, a empresa cresceu 25% e nos últimos quatro anos mais do que dobrou de tamanho. Em 2025, a estrutura física da fábrica instalada em Flores da Cunha – RS, atualmente com 25 mil m² de área construída equipada com tecnologias avançadas e conceito sustentável, será ampliada em 3,5 mil m² para dar conta do crescimento orgânico.
E se tem algo que a Keko aprendeu bem ao longo da sua trajetória de quase quatro décadas de atuação no mercado automotivo – e em especial nos últimos cinco anos – é enfrentar e superar crises, sejam financeiras, de gestão ou provenientes de cenários externos que respingam no negócio. Desde 2015, a empresa opera com a “sala de crise” e ela foi essencial no ano de 2018, quando a Keko enfrentou uma das maiores crises (se não a maior) da sua história e precisou recorrer à medida jurídica da Recuperação Judicial (RJ). A sala de crise, apoiada por outros mecanismos, não só ajudou a buscar soluções para os problemas críticos e superar os desafios, como também auxiliou para que a empresa chegasse bem e fortalecida em períodos conturbados como a pandemia do Covid-19, deflagrada no início de 2020. Tanto que foi necessário, naquele momento, reduzir um pouco a velocidade de produção e de crescimento em função do novo cenário.
A crise climática que tomou todo o estado do Rio Grande do Sul por enchentes no fatídico maio de 2024 também foi enfrentada com inteligência e inclusive com voluntariado e ações sociais pela Keko e seu time de profissionais. No pico deste evento climático, a empresa teve uma parada estratégica apenas por um dia e meio, para dar apoio psicológico à equipe que estava bastante abalada com a tragédia que tomava conta do RS e deixava inúmeros desabrigados, com danos humanos e materiais incalculáveis.
Fotos da equipe Keko na Campanha SOS RS.

Medidas para enfrentar as crises
Mas como a empresa se preparou para lidar com todas essas situações de crises e adversidades, mitigando os seus efeitos e saindo de tudo mais fortalecida?
“A primeira coisa que fizemos foi implantar uma gestão mais horizontalizada. Tiramos camadas de gestão e, assim, aproximamos o comando da empresa, o que deu agilidade e velocidade nas decisões e nos processos”, conta o CEO Leandro Scheer Mantovani. Paralelo a essa medida, foram implementadas melhorias internas com a reestruturação e o enxugamento dos processos internos, o que também contribuiu para dar mais agilidade e velocidade à produção e a toda a empresa.
Outra frente de trabalho foi a área de inovação, onde a Keko fez um movimento grande para restabelecer projetos de inovação e promover a qualificação do mix de produtos. Nos últimos dois anos, houve inúmeros lançamentos expressivos no segmento de picapes e a Keko conseguiu acompanhar esse processo de renovação do mercado e ganhar vários desses projetos junto às montadoras. Investimentos em automações e tecnologias, reorganização da estrutura comercial com a distribuição de gestores comerciais em todo o Brasil e a retomada dos investimentos em marketing fizeram parte das ações mais recentes da companhia. Esse movimento contribuiu para a retomada da marca própria, que hoje representa 25% da receita no mercado interno e nas exportações.
“Todas essas iniciativas foram determinantes para tornar a empresa mais competitiva e mais saudável. Conseguimos atingir mais volume e, com isso, os custos fixos foram diluídos e, assim, alcançamos o ponto de equilíbrio financeiro. Aprendemos a operar com sustentabilidade financeira nos últimos cinco anos”, afirma o CEO.
Na pandemia a Keko também aprendeu outra importante lição: descobriu o mercado virtual e as vantagens de atuar neste canal. Ter presença forte no digital aumentou a proximidade da marca com os consumidores finais, fazendo com que eles buscassem, inclusive, os produtos Keko nas lojas físicas. Com isso, intensificou-se o pós-venda e o prolongamento da vida útil dos produtos, o que contribui e impacta na sustentabilidade do planeta.

Crescimento pautado na ESG
Para manter o ritmo de crescimento orgânico e
sustentar os projetos traçados para o futuro, a Keko vai continuar se reestruturando, investindo em melhorias, em processos, produtos, tecnologias e nas pessoas, a fim de ser um player cada vez mais competitivo no mercado global. O crescimento continuará sendo pautado e sustentado pelas práticas de ESG (ambiental, social e governança). “Para nós essas práticas sempre foram convicção, desde o início da Keko, mesmo quando a ESG ainda não era um conceito e tão difundida como é hoje”, reforça Mantovani.

Foto do diretor Leandro Mantovani.
