Na hora de escolher quais produtos oferecer em seu comércio, todo empreendedor precisa decidir entre se diferenciar por qualidade ou preço baixo. Muitos pensam que escolher o item mais barato sempre será a melhor opção, porém, isso não é necessariamente verdade.
Preferir artigos mais caros, mas que supram as necessidades do cliente e o surpreendam, pode fazer toda a diferença e trazer um excelente retorno do investimento. Acompanhe o texto para descobrir as vantagens de priorizar a qualidade!
Qual é a importância de oferecer produtos de qualidade?
O consumidor que chega até você não pensa apenas no valor da compra que irá fazer, mas sim nos benefícios que espera obter ao adquirir o produto. Para ele, não faz sentido gastar pouco, mas sem resolver o problema.
Portanto, é preciso agregar valor, solucionar as necessidades do público e ir além, oferecendo diferenciais e uma experiência agradável. Esse valor pode ser a durabilidade do item, uma funcionalidade exclusiva ou até mesmo o cuidado e a atenção personalizada no atendimento.
Tudo isso ajuda a destacar sua empresa no mercado e ainda fideliza seus clientes, criando e mantendo um relacionamento com eles e trazendo rentabilidade a longo prazo. Escolher um produto barato pode gerar vendas no início, mas, se os clientes se decepcionarem com a qualidade, eles não retornarão.
Portanto, é muito mais benéfico focar em conquistá-los com um produto de excelente qualidade para que voltem e ainda recomendem seu negócio. Essa estratégia pode impulsionar seus lucros e aumentar as vendas.
Análise do custo-benefício: como avaliar se o produto de qualidade tem um preço justo
É preciso encontrar um equilíbrio entre qualidade e preço. O valor pago deve ser justificado pelos atributos do produto, ou seja, não pode ser caro sem trazer um retorno do investimento. Essa ação é o famoso custo-benefício.
Veja alguns pontos para levar em conta ao avaliar se o item mais caro vale a pena:
- Esse produto possui um diferencial?
- Ele é único no mercado?
- O que ele pode agregar ao cliente?
- Ele resolve as dores do consumidor?
- Ele supera as expectativas do público?
- A demanda por ele é alta?
- As pessoas têm dificuldade em encontrar um produto como esse ou que satisfaça essa necessidade?
Pensando sobre esses aspectos, analisando dados e fazendo estudos, será mais fácil entender se investir neste artigo é uma boa ideia.
4 dicas para equilibrar qualidade e preço e otimizar os lucros
Para garantir que você faça um bom investimento e mantenha a saúde financeira da empresa, além de analisar o custo-benefício, existem outros cuidados importantes:
1. Identifique a necessidade do seu público
Conheça o seu consumidor, criando uma persona, ou seja, uma representação fictícia de como é o consumidor desejado, e compreendendo as dores, problemas e expectativas desse perfil. Seu papel é atender essa demanda e oferecer diferenciais.
2. Segmente os produtos
Se os itens baratos vendem bem e geram retorno sobre o investimento, você não precisa deixar de trabalhar com eles. Considere oferecer uma variedade maior de produtos, que abrangem diversas faixas de preço, desde os mais acessíveis e simples até os mais caros, de melhor qualidade.
3. Faça testes
Antes de realizar uma compra grande e apostar todas as fichas em um novo artigo, coloque à venda uma pequena quantidade, para testar como é a demanda por esse produto.
4. Monitore os dados
Análise métricas de desempenho e, após algum tempo com o produto, avalie se os números foram positivos. Essa ação deve ser feita com frequência, pois garante uma visão ampla dos resultados.
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