fbpx
Nova CNH: confira as principais mudanças

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve diversas alterações no início deste ano. A partir de agora, os documentos emitidos ou renovados já terão características diferentes, como um layout reformulado, cores vibrantes e informações novas. 

Mas, o que muda na prática? Muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre as transformações na CNH 2023 e os seus impactos. Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre isso. Acompanhe o texto! 

Principais mudanças na nova CNH e dúvidas comuns

Veja quais são as maiores novidades na CNH 2023 e tire as suas dúvidas:

Como é a aparência da nova CNH?

Um dos objetivos das mudanças é evitar falsificações e, para tal, a CNH tem elementos gráficos minuciosos que dificultam cópias, assim como as notas de dinheiro. Alguns só podem ser vistos com luz ultravioleta.

A nova carteira de habilitação é impressa com uma tinta fluorescente, que brilha no escuro, e contém um holograma na parte inferior. Agora, o documento tem tons mais claros, com detalhes em verde e amarelo vivos.

Ela também conta com mudanças nas informações: a assinatura fica embaixo da foto, e o espaço para observações foi movido para o seu lugar. O município e o estado de nascimento estão próximos à data.

Foram incluídos também um quadro ilustrado, apresentando os tipos de veículos que o condutor é habilitado para dirigir; as letras P ou D, que indicam permissão para dirigir (provisória) ou carteira definitiva; apontamentos sobre restrições médicas do motorista e uso de óculos. Além disso, os dados têm tradução para o inglês e o espanhol.

Quais são as categorias da CNH 2023?

As categorias disponíveis para os motoristas não mudaram, ainda são A, B, C, D e E. Porém, para otimizar o processo no caso de indivíduos que desejam emitir uma carteira em outros países, foram adicionadas algumas subcategorias na tabela ilustrada, como B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E.

Elas são equivalentes às que temos aqui, servindo apenas de forma demonstrativa no uso internacional.

Posso portar apenas a CNH digital?

Sim. Desde que esteja dentro do prazo de validade, o motorista pode apresentar apenas a versão digital do documento.

Preciso trocar para a nova CNH?

Não é necessário iniciar um processo para renovar ou emitir uma nova carteira. Os motoristas receberão a CNH atualizada quando fizerem a renovação.

Como funcionam os pontos na carteira?

As normas sobre suspensão da carteira mudaram ainda em 2021. O limite de pontos foi flexibilizado: antes, o documento poderia ser suspenso ao acumular 20 pontos, independentemente de quais foram as infrações.

Desde então, funciona assim: para motoristas sem infração gravíssima, a suspensão é a partir dos 40 pontos; para uma infração gravíssima em um ano, 30 pontos; e para quem cometeu duas ou mais infrações gravíssimas em um ano, o limite segue sendo de 20 pontos.

Como consultar os pontos do documento?

Basta se cadastrar no site do Detran e acessar a aba CNH com a sua chave de acesso e senha. Depois, selecione a opção “Consulta de pontos da CNH”. Para quem tem carteira digital, basta entrar em “Infrações”, dentro do app.

Qual é o prazo de validade da CNH?

Segundo as novas regras do Código de Trânsito, em vigor desde 2022, as datas de validade variam de acordo com a idade: motoristas de até 49 anos terão a carteira válida por 10 anos; de 50 a 69 anos, por cinco; e com mais de 70, por três anos.

Não perca nenhuma novidade do mundo automotivo

Veja todas as dicas, seja o primeiro a ficar por dentro de tudo e conheça mais sobre os nossos acessórios assinando a nossa newsletter!

Se Inscreva