fbpx
Motor a diesel ou a gasolina: qual é o melhor?

Uma das dúvidas mais comuns entre os fãs de picapes é: motor a diesel ou a gasolina? Na hora de comprar um novo veículo, essa é uma pergunta que faz toda a diferença na decisão.

A verdade é que ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. Portanto, a melhor escolha é a que faz sentido para a sua realidade. Nesse artigo, trouxemos um pouco das características de cada tipo de motor, para ajudar nessa escolha. Acompanhe o texto!

Funcionamento do motor a diesel

O motor movido por esse combustível funciona a partir da combustão interna, com uma reação química causada ao se misturar com o oxigênio. É um mecanismo simples, pois não precisa de velas de ignição. E, ao contrário do que muitos podem imaginar, foi criado antes do que os motores a gasolina.

A queima do combustível acontece através da compressão na câmara, exercendo pressão sobre o fluido, reduzindo o seu volume. A maioria dos motores a diesel funcionam em quatro tempos: no primeiro, o ar é aspirado para dentro do cilindro.

No segundo, a compressão começa, gerando um aumento da temperatura. Em seguida, o óleo diesel é pulverizado por um ejetor e se mistura com o ar quente, produzindo a combustão. Na última fase, os gases criados nesse processo são expulsos do cilindro.

 

Funcionamento do motor a gasolina

Os motores a gasolina foram inspirados nos movidos por diesel, e tem um funcionamento muito similar, também a partir de combustão em quatro tempos.

O processo começa com o pistão pressionando para baixo, fazendo com que uma válvula se abra, liberando a entrada de ar e combustível no cilindro. Em seguida, essa válvula fecha e inicia a compressão da gasolina e do ar.

No grau máximo de compressão, o sistema elétrico acende a vela de ignição, que produz uma faísca. Assim, inicia a combustão, produzindo gases que se expandem muito rapidamente, fazendo com que o pistão se desloque. O movimento do pistão faz com que as engrenagens girem e o carro comece a andar.

Em comparação com o motor a diesel, a única diferença é que os modelos a gasolina dependem da ignição elétrica, enquanto no primeiro exemplo, a compressão apenas já gera a combustão.

 

Diferenças entre a gasolina e o diesel: qual é o mais vantajoso?

Confira a nossa comparação dos dois tipos de motor em diversos quesitos:

 

Qual consome mais?

O motor a diesel oferece mais vantagem nesse ponto. Ele tem autonomia de até 25 quilômetros por litro, algo inédito nos veículos similares a gasolina.
Qual combustível é mais barato?

Geralmente, o diesel se mantém um pouco mais caro. Em fevereiro, os valores médios foram cerca de R$ 5,85 o litro, e de R$ 5,40 para a gasolina. Apesar da diferença ser pequena, somando tudo, os poucos centavos fazem diferença no bolso.

 

Qual motor é mais potente?

Motores a diesel têm mais força, por isso, são usados em caminhões e picapes. Por outro lado, a gasolina oferece uma performance melhor e mais ágil.

 

Qual polui menos?

Essa questão não pode ser deixada de lado, já que os gases de combustíveis são alguns dos principais causadores de danos ambientais. A gasolina e o diesel são derivados de petróleo, um recurso não renovável, o que já os torna um problema para o planeta. Ambos também emitem dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa.

Porém, os hidrocarbonetos presentes na gasolina são mais leves, o que a torna um pouco menos poluente. Já o diesel, além de prejudicar a atmosfera, também pode fazer mal ao ser humano. Ele contém metais pesados que podem provocar problemas neurológicos, câncer de pulmão e distúrbios hormonais, portanto, é o que mais polui. 

Veja mais dicas sobre o mundo automotivo

Com a newsletter da Keko, você fica por dentro de tudo sobre o universo dos carros e confira dicas para cuidar do seu veículo, diretamente no seu e-mail. Inscreva-se!

Se Inscreva