fbpx
Confira as 9 principais dicas para economizar combustível

Ter mais economia no dia a dia é algo que todo mundo procura. Especialmente na hora de dirigir, gastar menos combustível é um dos principais objetivos do motorista, já que os preços da gasolina e do etanol variam muito. 

Quer conhecer formas seguras de economizar combustível? Podemos ajudar você com isso! Acompanhe o texto e veja as nossas dicas. 

Ter mais economia no dia a dia é algo que todo mundo procura. Especialmente na hora de dirigir, gastar menos combustível é um dos principais objetivos do motorista, já que os preços da gasolina e do etanol variam muito. Quer conhecer formas seguras de economizar combustível? Podemos ajudar você com isso! Acompanhe o texto e veja as nossas dicas. 

Quais são as causas do consumo excessivo de combustível?

Antes de apresentar as formas de economizar, é importante lembrar que, se o consumo está alto demais, alguma coisa deve estar errada com o seu carro.
Às vezes, é algo simples de resolver, como falta de calibragem e alinhamento dos pneus. Mas, quando a causa é um problema no motor ou em outra peça, a melhor opção é procurar o seu mecânico de confiança o quanto antes.
Fazer sempre as revisões periódicas é uma forma de prevenir os gastos excessivos de combustível, evitando danos graves ao veículo. 

9 dicas para economizar combustível
Veja algumas formas de ter mais economia no dia a dia: 

  • Evite dirigir em alta velocidade: A aceleração causa maior gasto, portanto, não aumente muito a velocidade. Quando for acelerar, não pise no pedal bruscamente, pois isso também gasta mais combustível.
  • Planeje a melhor rota: Antes de sair de viagem, pesquise sobre as rotas possíveis e escolha a mais curta e com menos inclinações. O mesmo vale para as saídas do dia a dia.
  • Diminua a carga: Sabe aquelas coisas no porta-malas que você nunca usa? Elas podem estar aumentando os seus gastos. Quanto menos peso o carro levar, menos ele gasta combustível, portanto, leve apenas o que for necessário.
  • Troque as marchas corretamente: Não “estique” as marchas. Troque sempre na rotação adequada, para que o motor não se esforce mais do que é preciso. Uma boa ideia é verificar o manual do veículo para encontrar a recomendação padrão, onde é indicada a marcha ideal para cada velocidade.
  • Freie delicadamente: Assim como acontece com a aceleração, as freadas muito bruscas também gastam mais combustível. Freie sempre com leveza, iniciando antes de chegar no local da parada.
  • Evite o ponto morto: Com certeza você já ouviu falar que andar em ponto morto em descidas ajuda a economizar combustível. Esse é um grande mito, pois o motor não desliga totalmente durante esse período e continua injetando combustível.
  • Atente-se ao sistema de arrefecimento: O mecanismo responsável por retirar o calor ideal é fundamental. Se o motor fica muito quente, ele consome mais e pode até estragar. Portanto, verifique sempre a temperatura e se ela subir, procure um mecânico.
  • Diminua o uso do ar-condicionado: Apesar de oferecer mais conforto, o ar-condicionado deve ser usado apenas em casos de muita necessidade, pois ele também gasta combustível.
  • Ande com os vidros fechados: Da mesma forma que com o ar-condicionado, abra as janelas apenas em momentos de muito calor. Os vidros abertos impactam na aerodinâmica do veículo, gerando um consumo maior.

Qual é mais econômico: etanol ou gasolina?

O etanol é mais barato, mas nem sempre oferece o melhor custo-benefício. Afinal, os tipos de combustível têm rendimentos diferentes. A forma mais precisa de identificar qual opção é a mais econômica é fazendo o teste. 
Faça o mesmo trajeto, na mesma velocidade, duas vezes, uma delas com álcool e a outra com gasolina. Faça as médias de consumo e compare, para descobrir qual dos dois é mais vantajoso e economizar na hora de abastecer.  

Veja mais dicas para o dia a dia com o seu carro!

Acompanhe as nossas redes sociais e a newsletter para encontrar mais conteúdos como esse, com orientações para melhorar a sua rotina com o seu veículo.
Assine a newsletter, siga o nosso Instagram, curta a página no Facebook e se inscreva no YouTube.

 

Se Inscreva