fbpx

2023 foi o ano das picapes!

Sim, 2023 ficará marcado na história do setor automotivo brasileiro como o ano das picapes! Faz pelo menos duas décadas que não aconteciam tantos lançamentos neste segmento concentrados no mesmo ano. E além de muitos, eles foram também bastante expressivos.

As principais marcas se movimentaram em 2023 e trouxeram grandes novidades ao mercado nacional. Somente nas picapes monobloco tivemos quatro importantes lançamentos. A GM trouxe a Montana. O grupo Stellantis surpreendeu com a Rampage, um sucesso de vendas que trouxe a sofisticação para o segmento, inclusive com versões esportivas como a Rampage RT, com motor 2.0 Turbo com 272 cavalos. É a primeira Ram produzida no Brasil, trazendo o peso da marca Ram para o mercado nacional. Houve também o lançamento da Maverick híbrida, a primeira picape híbrida do Brasil. Já a Fiat Strada, um veículo até então voltado bastante para o trabalho, ganhou versionamento de uma Strada Turbo com câmbio CVT, o que mostra a importância da picape não somente no trabalho, mas também no dia a dia das famílias e de quem preza pelo conforto, mas busca maior potência. 

A imagem mostra uma caçamba de picape com uma capota instalada aberta pela metade e um braço pegando um objeto que está no interior da caçamba.

Nas picapes médias com chassi, o grande lançamento do ano foi a Ranger. Depois de 11 anos da nova versão, lançada em 2012, a Ranger veio totalmente modificada, com nova motorização, novo chassi e um banho de loja completo na parte interna, trazendo o nível de picapes médias para outro patamar. Ela é, sem dúvida, o principal lançamento dessa categoria, com uma assertividade muito grande que balançou o mercado. E só não está vendendo mais porque a planta da Argentina não consegue produzir mais. Ainda nas médias, além da reformulação da própria Ranger, a Ford lançou a versão Ranger Raptor, que traz a esportividade para o mundo das picapes, com motor V6 biturbo de 397 cavalos. Claro que ela teve alterações de estética, suspensão, pneus, rodas… mas o grande trunfo dessa versão é justamente a motorização. São quase 400 cavalos numa picape!

A imagem mostra uma caçamba de picape com uma capota instalada aberta pela metade e um braço pegando um objeto que está no interior da caçamba.

Já nas picapes grandes, segmento em que a Ram entrou mais forte no Brasil desde 2020, tivemos a Silverado da GM e a F150 da Ford – dois ícones do mercado norte-americano – como os grandes lançamentos de 2023. Aconteceu, ainda, dentro das grandes, o lançamento da Ram 1500 Classic, uma versão que vem do México, anterior às Rams que já estavam sendo comercializadas no Brasil.

A imagem mostra uma caçamba de picape com uma capota instalada aberta pela metade e um braço pegando um objeto que está no interior da caçamba.

E antes de encerrar o ano, os consumidores ainda foram surpreendidos com mais novidades. A Fiat apresentou a Titano, mais uma picape da família Stellantis. Com um leque completo e dona dos grupos Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram no Brasil, a Stellantis criou um portfólio de picapes que nenhum outro grupo de montadoras conseguiu até hoje no mercado brasileiro.

E 2024 promete continuar com o ciclo de lançamentos. “Diria que, na esteira de 2023, as montadoras virão com mais novidades em 2024. Teremos a novíssima Titano, o lançamento da nova S10 e outras picapes que vêm por aí para fortalecer ainda mais o mercado”, afirma Marcos Reolon, supervisor comercial de montadoras da Keko.

Keko presente no ano das inovações

Um fato marcante é que a Keko esteve presente em praticamente todas as inovações do mercado de picapes em 2023, com grande destaque para a Rampage, Montana, Silverado, Ranger e F150, e continuará presente em 2024. “É a consolidação de projetos que estamos debruçados e trabalhando desde 2020”, sinaliza Reolon.

A Keko fornece vários acessórios para os modelos lançados no último ano. Alguns deles com diferenciais como a capota marítima GRX homologada para a Rampage, que contém um kit de escoamento que é uma patente da Keko e assegura o melhor índice de não entrada de água do mercado nacional.

A imagem mostra uma caçamba de picape com uma capota instalada aberta pela metade e um braço pegando um objeto que está no interior da caçamba.

Um item que casa muito bem com a tendência de crescimento das picapes para uso urbano é a capota rígida. Ela transforma a caçamba num perfeito porta-malas, mantendo a segurança e elevada proteção contra água e poeira. Se você tem ou planeja ter uma picape, vale a pena investir neste acessório. Não irá se arrepender, pelo contrário, irá se surpreender!

A imagem mostra uma caçamba de picape com uma capota instalada aberta pela metade e um braço pegando um objeto que está no interior da caçamba.

Se Inscreva